Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

As notas de um perfume

            Antes de minha primeira resenha sobre uma fragrância (escolhida por razões afetivas, já vou adiantando), decidi fazer um breve comentário sobre algo que julgo muito importante para quem gosta e quer conhecer um pouco mais de perfumes, seu uso e como se dá a “mágica” do perfume em nossa pele.
           Todo perfume é formado por um conjunto de notas (essências) que se dividem em três grupos, formando uma pirâmide.



As notas de Cabeça – ou de Saída – são as mais voláteis, que evaporam mais rapidamente. Quando você abre o frasco, são as notas que sente na hora, responsáveis pela primeira impressão do perfume. Por serem notas leves, não duram mais do que 10 minutos na pele (alguns acreditam que até 30 minutos ainda é possível senti-las).


As notas de Coração -  ou de Corpo - são os próximos aromas a serem percebidos. São, na verdade, a “alma do perfume”, as notas que definem a sua personalidade. Podem durar até 4 horas na pele.




As notas de Fundo são as últimas que sentimos de um perfume, porque são as da base da composição. São os aromas mais fortes e consistentes. Em geral, são sentidas após uma hora do uso e depois de um bom tempo são elas que se evidenciam, podendo perdurar na pele até o dia seguinte.

O primeiro erro que uma pessoa comete (e acreditem, já cometi muitas vezes, por inexperiência) é escolher o perfume pelas notas de saída, sentindo o perfume assim que ele é posto na pele. É necessário deixar passar um tempo após a aplicação para sentir o perfume "se abrir". Esse tempo deve ser entre 15 e 30 minutos, porque então o perfume se revela como ele realmente vai ficar em sua pele.
Dito isso, acho que já posso postar sobre meu primeiro perfume (do blog e da minha coleção).
E relembrando uma frase que pus no Twitter dia desses para um amigo de Goiânia: “Me dê Jequiti, mas não me dê AVON!”.



2 comentários:

  1. Você me fez ter vontade de comprá-lo para presentear meu marido. Vou fazer o "sacrifício" de ir a uma perfumaria e ver o que acho. Quase certo que também vou gostar, depois dessa apresentação saborosa!
    (Lou Lou a caminho.)
    Drica Cairo

    ResponderExcluir
  2. Ops! Comentário em post errado! Perdão.

    ResponderExcluir