Pesquisar este blog

domingo, 28 de agosto de 2011

Paixão de infância: Concursos de Miss

     Tenho 35 anos, não nego. Se tem um problema de que não sofro (e olha que sou o problemático em pessoa) é com a idade. Aceito confortavelmente a passagem do tempo e tudo o que isso significa para mim, para o bem e para o mal.
     Por que comecei falando de minha idade? Porque vou falar de algo que me fascina desde os meus 5 anos, ou seja, há três décadas: concursos de Miss!
    
     Já sei que alguns vão falar: “mas é tão brega!”, outros: “mas isso ainda existe?” e tantas outras reações semelhantes, mas o fato é que eu AMO ver aquelas mulheres representando seus países (ou Estados, ou até mesmo cidades) num evento que a cada ano que passa perde prestígio no Brasil (justo aqui, um país com tanta mulher bonita!), mas que continua firme e forte em lugares como Venezuela, México, Porto Rico, Filipinas, Tailândia, e até mesmo os EUA. Para vocês terem uma ideia, na terra (ainda) de Hugo Chavez, uma final de Miss Venezuela e de Miss Universo é como uma final de Copa do Mundo aqui no Brasil. Não à toa o país é a atual grande potência dos concursos de beleza (pageants, em bom inglês), tendo sido nos últimos anos o país a ser batido pelos outros. Sim, existe uma Guerra Fria no mundo Miss também. Só para falar nos últimos anos, em 2008 e 2009 houve dobradinha Venezuelana (ou “Veneca”, como carinhosamente são chamadas essas misses pelos missólogos), com as lindas Dayana Mendoza e Stefanía Fernandéz.

Dayana Mendoza - Miss Universo 2008

Stefanía Fernandéz - Miss Universo 2009
    
     E o Brasil, onde fica nisso tudo? Bem, já foi bem melhor, é verdade. Nosso país já foi a “Venezuela” de hoje nos anos 50 e 60, principalmente. Hoje as meninas brasileiras querem ser a nova Gisele Bündchen, e não a Martha Rocha, Marta Vasconcelos ou Ieda Maria Vargas do século XXI. Por isso há tantas top models brasileiras dominando o mundo, e quase nenhuma Miss. Sou antiquado, nostálgico por natureza e por isso estou aqui, dedicando um post inteiro do meu blog a elas, as Misses que fizeram e fazem parte da minha história de vida, de certa forma.
Martha Rocha - Miss Brasil 1954 e vice Miss Universo por "famosas" 2 polegadas

       Ieda Maria Vargas - Miss Brasil e Miss Universo 1963

 Marta Vasconcelos - Miss Brasil e Miss Universo 1968
     Tenho saudades dos tempos em que os concursos de Miss eram apresentados por Silvio Santos nos anos 80. Na época das seletivas estaduais, todo domingo havia uma etapa classificatória dos concursos Miss Rio de Janeiro, Miss São Paulo e Miss Rio Grande do Sul. Não me perguntem por que justo esses três Estados. O que eu sei é que lá estava eu, toda tarde de domingo, vendo, torcendo, e esquecendo a vida dura daqueles tempos com os olhos grudados na tela da TV. Depois de escolhidas as representantes desses lugares, o Miss Brasil acontecia, com todos os Estados mais o DF lutando para eleger sua Miss como a mulher mais bela do país.
     Uma curiosidade, um tanto quanto triste, na minha opinião, é que até hoje, o Brasil – país tão conhecido por sua miscigenação e belezas tão variadas, cheio de negros e mestiços – só elegeu uma Miss negra, a linda Deise Nunes. E ela fez bonito no Miss Universo daquele ano, ficando entre as finalistas. Em 2011, por exemplo, não houve uma negra ou mulata sequer entre as 27 candidatas a Miss Brasil. Uma lástima!

Deise Nunes - Miss Brasil 1986

     Havia também o Miss Mundo, concurso que ainda existe e tenta dividir a atenção dos missólogos com o Miss Universo e alguns outros de menor porte (Miss Terra, Miss Beleza Internacional, entre outros), mas o fato é que o segundo é mais famoso, e hoje é de propriedade do Donald Trump, que deu uma renovada no evento. Dizem que das 15 semifinalistas da noite, Trump escolhe a dedo 5, nem sempre as mais bonitas e competitivas, geralmente motivado por algum interesse político/econômico com esses países, vai saber...mas o fato é que pelo menos ele não faz parte do júri e a partir daí o concurso parece ser um pouco mais isento.

     Em 2007 o Brasil voltou a dar “sinal de vida” no Miss Universo, com a estonteante Natália Guimarães, que ficou em segundo lugar, perdendo para a Miss Japão, infinitamente inferior à nossa mineira, o que até hoje revolta os brasileiros que acompanham os concursos de Miss.
Natália Guimarães - Miss Brasil 2007 e vice-Miss Universo, na "swimsuit competition"

Natália Guimarães, na "Evening gown competition"

O momento em que Natália Guimarães perde a coroa para a insossa Miss Japão no Miss Universo 2007

     O fato é que em 2011 eu estou para realizar meu grande sonho de criança: assistir ao vivo a um concurso de Miss Universo. E tudo começou no Miss Distrito Federal.
     Foi aqui no DF, onde atualmente moro, que tive a oportunidade de assistir ao concurso regional, que elegeu a bela, inteligente e encantadora Miss Cruzeiro, Alessandra Baldini. Não só me encantei por ela, mas passei a ser um verdadeiro entusiasta de sua eleição como Miss Brasil 2011. Fui a São Paulo com a cara e a coragem, sem convite para o Miss Brasil, mas tive uma das melhores experiências de minha vida. Conheci pessoalmente Baldini, fiz amizade com várias pessoas e me encantei igualmente por sua mãe. Quando ela soube que eu estava lá em São Paulo, em frente ao hotel que hospedava as candidatas, unicamente para torcer por sua filha, entendi definitivamente o que significa a expressão “mãe de Miss”. Imediatamente ficamos próximos, conversamos muito, testemunhei o amor incondicional de uma mulher por sua filha e me lembrei de uma frase que minha mãe me disse várias vezes ao longo da vida: “Quem beija meus filhos, minha boca adoça.”

Alessandra Baldini - a estonteante Miss Distrito Federal 2011
Alessandra Baldini com a coroa que deveria ser a do Miss Brasil 2011

     Sim, consegui o convite para o Miss Brasil. Sim, realizei meu sonho de criança (até então o mais perto do Miss Universo) e torci muito por uma menina doce e bela, que infelizmente não avançou o que merecia no concurso por questões que até agora não entendo. Ou entendo, mas prefiro não levar adiante. Enfim...

     Havia várias misses bonitas, e o nível do concurso tem aumentado a cada ano, demonstrando uma tentativa de se revitalizar aos olhos dos brasileiros. Mesmo com minha preferida escolhida com antecedência, havia algumas meninas que, se ganhassem o concurso no lugar da Alessandra, eu até aceitaria: Miss Mato Grosso, Miss Amazonas, Miss Santa Catarina, para citar algumas. Mas ganhou a Miss Rio Grande do Sul. Odiei o resultado!

     Qual o motivo da revolta? Não tenho nada contra o Rio Grande do Sul ou as gaúchas. Ao contrário, o Estado é maravilhoso; as mulheres, lindas. Deise Nunes, comentada acima, a única Miss Brasil negra, é gaúcha!!!! Mas elegerem uma mulher que havia posado nua e foi totalmente retrabalhada na base de plásticas reparadoras foi uma decepção só. Explico: uma das cláusulas dos concursos de Miss é que elas não podem posar nuas. Brega? Antiquado? Pode ser, mas é regra e deveria ser respeitada. E, o mais grave na minha opinião: onde está a beleza natural? Por que não valorizar as meninas que não se submetem a tudo quanto é procedimento estético (geralmente imposto por algum coordenador de concurso, que acredita ser o "dono" da Miss e poder fazer o que quiser com ela até ficar “linda” para os padrões dele). Um silicone nos seios eu até entendo e não reprovo, mas uma Miss (que até onde eu entendo, significa “senhorita” e, portanto, deve ser jovial) cheia de Metacril, preenchimento labial, extensões capilares etc...para mim está mais para uma neo-travesti que para uma Miss. Pois foi uma neo-travesti que ganhou o concurso este ano, e não uma das garotas realmente bonitas que concorriam naquela noite. Uma nota: nada contra travestis!
    
     Bom, o importante é que eu estive lá, torci muito pela Miss DF, tive minha torcida correspondida com muito carinho por parte da própria Alessandra  - e de sua simpaticíssima mãe -  e saí de lá com uma certeza: o próximo passo seria ir ao Miss Universo 2011.

     E não é que eu vou mesmo? Bom, essa história fica para um próximo post, já que o Miss Universo só acontece em 12 de Setembro. Até lá, posto sobre minhas favoritas e algumas outras curiosidades sobre o concurso.


4 comentários:

  1. Acho concurso de Miss um barato! Na verdade, não pelos mesmos nobres motivos que o seu. Sou da turma da bagunça, sabe?

    Me lembro do primeiro concurso a que assisti: Miss Rio de Janeiro 2005, na CNT. Torci muito para a Miss Teresópolis, uma negra lindíssima. Mas ela não levou. Ficou em segundo... Uma pena.

    Só fico sentido pelo desempenho do Rio de Janeiro nos concursos: desde 1981 não levamos o Miss Brasil. Eu nem era nascido!!! Sou fluminense carioca, e vou pedir perdão a você, meu querido amigo fluminense gonçalense, mas a fusão entre os estados da Guanabara e Rio de Janeiro foi nefasta para o desempenho das cariocas no concurso: o Rio de Janeiro, enquanto Distrito Federal (até 1960) e Estado da Guanabara (1960-1974) levou a coroa de Miss Brasil 6 vezes (1958, 1959, 1960, 1965, 1966 e 1970). Depois da fusão (de 1975 em diante), o "novo" estado do Rio de Janeiro levou o concurso nacional apenas 2 vezes: 1980 (candidata oriunda de Macaé) e 1981 (candidata oriunda de Niterói).

    1981!!! 30 anos atrás!!! Meus pais nem eram casados ainda! O.O

    Ou seja, a cidade do Rio deveria ter direito a apresentar candidatas próprias no concurso nacional! Hauhauhauhauhauhauhauhauhau

    Bom... O negócio é torcer para que, quem sabe no próximo ano, a gente consiga um desempenho um pouco melhor... =)

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gostava do Sílvio Santos apresentando o concurso de Misses! Caramba... nem lembrava mais disso... rsrsrs
    Bjos,

    ResponderExcluir
  3. Rogério, sou Airton, Recifense, 29 anos e gostaria de parabenizá-lo pelo seu blog. Disse um dia que a maior injustiça, já vista em concursos de Miss, seria "a não vitória da Naty Guimarães"... hoje, chego a conclusão que a maior injustiça chamasse "Alessandra Baldini" não ser nossa Miss Brasil 2011! Abraço cara e parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  4. oi Rogério! Só hj consegui ler todos os posts do Blog. Até dei uma sumida básica pois estava constrangido com a falta de tempo para ler. Mas li. Tudinho. :D Hahahahaha Espero que você continue postando. Seu estilo de escrita é muito bacana! Abração pra vc e pro Fabbinho!

    ResponderExcluir