Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Perfume do dia: Magnetism for Men - Escada

            Para minha primeira resenha de perfume, tive que seguir meu coração e elegi um de meus perfumes prediletos, senão o primeiro da lista. Trata-se de Magnetism for Men, de Escada.



Minha história com esse perfume começou há dois anos, assim que cheguei a Brasília. Na época, eu não conhecia praticamente ninguém, não tinha ainda amigos aqui e me sentia muito só, muitas vezes com uma vontade louca de voltar para o Rio. Nesses momentos de carência, acabamos por nos apegar a qualquer coisa que nos dê um mínimo de prazer, que funcione, até certo ponto, como uma fuga da realidade que estamos vivendo. Há quem acabe nas drogas, na bebida, no sexo...mas eu não fumo nem bebo, nunca quis “viajar” sem passaporte e cheguei aqui tão travado que até sair de casa (tirando a necessária saída para o trabalho) era um problema para mim. Ou seja: No sex! O que sobrou para mim? Comprar um perfume!

Bem...preciso confessar uma das inúmeras esquisitices que tenho: quando estou ansioso, insone e não sei o que fazer para dormir, dou uma borrifada de perfume (duas fragrâncias diferentes, uma em cada punho), deito e de vez em quando fico cheirando, cheirando...analisando qual das duas eu prefiro ...até dormir. E funciona! Adoro fazer isso com amostras que geralmente vêm na compra de algum frasco novo, porque geralmente não tenho ou não conheço a fragrância e é uma ótima forma de experimentar e verificar se entra ou não na coleção.

Pois bem, em um desses dias de tristeza misturada com solidão, entrei numa perfumaria de Brasília, fiquei por volta de uma hora na loja, conversei com as vendedoras, experimentei, experimentei, já estava fedendo de tanto perfume misturado na pele (aprendi a experimentar perfume depois dessa tragédia e darei dicas num próximo post), já estava ficando “zuzobeeeemmm” de tanto fungar grãos de café – outra paixão minha que aparecerá por aqui - até que eu o vi. E tudo mudou!

Estou falando do Magnetism for Men. Encantei-me pelo frasco e pela caixa, acreditem! O frasco, com linhas modernas e retas, de uma cor que eu comparo a vinho tinto, era diferente de tantos que tinha visto na perfumaria. A caixa, com um tom que acompanha a cor do frasco, é de uma luminosidade que nunca vi igual numa caixa de perfume masculino. É metálico, reflete a luz em feixes que me hipnotizaram. Mas o mais estranho (mais até que encantar-se por um perfume sem sentir seu cheiro) foi que o perfume estava praticamente escondido, um único frasco além do provador (chamado “Tester”).


Pensei em outra mania minha, de ver algo isolado, ainda que inanimado, e ter pena. Quando vi o perfume “sozinho” no meio de vários frascos de fragrâncias mais conhecidas e badaladas, me apaixonei por ele e quis simplesmente sentir aquela fragrância a qualquer custo. A reação da lojista ao ouvir meu pedido foi quase de “desdém”. Depois de mais de uma hora me mostrando todas as suas “armas com cheiro” para mim (algumas com a clara intenção de obter uma comissão maior, tamanha a ênfase com que ela tentava me convencer que aquele era o perfume ideal para mim - como se outra pessoa além de nós mesmos pudesse entender nossos gostos ) ela simplesmente me perguntou:

“Mas você quer sentir o cheiro justo desse?”

Eu respondi: “Sim, quero! Por que a surpresa?!”

Ela me disse simplesmente que ninguém nunca havia pedido para conhecer aquele perfume.

Eu perguntei: “mas você mostra ao cliente que esse perfume também existe e está aqui para ser vendido?”

A vendedora, um pouco constrangida, admite: “Não. Deveria, né?!”

“Sim, deveria. Muita gente entra sem saber que perfume quer, como eu agora, e sair daqui conhecendo apenas as opções óbvias talvez não ajude muito para quem quer conhecer algo que o arrebate, que o conquiste. Nem sempre o que todos usam é o que esse cliente procura. Pois eu quero experimentá-lo. Vai ser o último, eu prometo. Mas só decido depois de experimentá-lo também.”

Fui tão decidido na minha explicação que depois fiquei me perguntando se não havia sido um pouco duro ou arrogante com a vendedora. Quem me conhece sabe que arrogância não combina comigo.

Quando senti as notas que saíam do frasco, fui arrebatado ali mesmo. Magnetism for Men  era o perfume que eu estava esperando. Não...na verdade, era ele que estava esperando por mim. É o perfume mais diferente que tenho, não conheço uma fragrância que pareça com ele. E eu gosto tanto dele que só o uso em ocasiões que eu acho que mereçam. Ele é o xodó da minha coleção, não só porque foi o primeiro da minha coleção, mas porque ele “lutou” para ser meu.

Vou falar um pouco sobre suas características. Magnetism for Men é da família olfativa “Oriental amadeirado”. Acho que cabe, num post futuro, falar um pouco sobre as famílias olfativas. Por agora, vou me resumir a essa.

Segundo a Sepha, excelente loja brasileira virtual de perfumes, os perfumes da família dos orientais são “sofisticados, chiques e elegantes. Primam pela exuberância de notas quentes e picantes, como baunílha, canela e orquídeas”.  Ainda segundo a Sepha, os orientais amadeirados “primam pela exuberância de notas quentes e picantes misturadas à classe das notas amadeiradas.”

Dito isso, vamos à pirâmide olfativa do Magnetism for Men, de Escada.

Notas de Cabeça: Pimenta da Aroeira e Açafrão.

Notas de Coração: Cedro, Sândalo e Couro.

Notas de Fundo: Âmbar, Bálsamo de Tolu e Musk.

Ressalto que não é um perfume unânime. Ao contrário. Eu sou apaixonado por ele, mas perfume é uma das coisas mais pessoais que existem. Só posso garantir que dificilmente você passará despercebido ao usar a fragrância. Já tive a sorte de ser perguntado, por um colega, que perfume eu estava usando. Ele gostou tanto que perguntou se eu me importaria de ele comprar o Magnetism for Men também. Claro que eu não me importei, fiquei foi lisonjeado. O problema para ele seria outro: encontrar outro frasco em alguma perfumaria de Brasília.

Mais algumas informações: o perfume foi criado em 2004 pelo perfumista Michel Almairac, considerado um dos mestres perfumistas de fragrâncias masculinas. São também de criação dele perfumes famosos como Chrome Sport e Twin (ambos da Azzaro), Gucci pour Homme, Joop! Homme e Starwalker (de Mont Blanc). Fiquei impressionado quando descobri que alguns de meus preferidos são feitos por ele. Existe a versão feminina da fragrância, criada anteriormente, mas com notas bem diferentes.

As notas que se destacam são o Bálsamo de Tolu e o Couro. O primeiro é uma árvore de caule ereto, muito alta, com casca pardo-acinzentada, grossa e rugosa. Ficou conhecida devido ao porto colombiano de Tolú por onde era feita a sua maior exportação.


Já a nota de Couro usada em perfumaria, segundo o excelente site O Perfumístico, é “um aroma artificial, criado como um híbrido de flores e de pele. O couro genuíno, um material tratado pelo perfume, é um composto orgânico feito de peles de animais, que normalmente tem um cheiro desagradável. Hoje, a reprodução do cheiro de couro é conseguido através de aromas naturais derivados, bem como os sintetizados em laboratório.” Fabio Condé, criador do site e um dos maiores experts em perfume que conheço, diz que as notas de couro são usadas “em perfumes com um tom mais seco, para equilibrar e tornar a fragrância mais sóbria, mais fechada.”


Há quem diga que o perfume, especialmente nas notas de saída,  lembra a antiga Cherry Coke (uma versão da Coca-Cola com essência de cereja, lembram?). Infelizmente, para meu desespero, dizem que a fragrância foi descontinuada e é cada vez mais difícil encontrá-la nas perfumarias brasileiras, e mesmo fora do Brasil. Ou seja, me apaixonei por um perfume que pode ter data para me “abandonar”. Por essas e outras, Magnetism for Men, de Escada, é tão especial para mim.

Recomendo usá-lo à noite. Achei interessante a definição que um visitante do site Fragrantica deu para o perfume: “it's a liquid spell in a bottle” (algo como “é um feitiço líquido em um frasco”). Eu não posso discordar!

Um comentário:

  1. Sempre via perfumes da Escada por aí mas nunca parei para experimentar algum, depois do que vc escreveu fiquei super curioso. Meus perfumes favoritos são amadeirados orientais, pra mim quanto mais exótico, melhor.

    ResponderExcluir